
Experimento do Pêndulo Simples
Determinando a Aceleração da Gravidade
Na sexta-feira do dia 17 de abril de 2015, com a supervisão do docente Caique Galvão, realizamos um experimento de construção do pêndulo com a finalidade de descobrir o valor da gravidade que deveria ser de aproximadamente 9,81, para isso utilizamos a fórmula do pêndulo simples
Para a construção desse experimento, fizemos a montagem do pêndulo com uma chumbada de pesca, um fio de nylon de l=0,50m e um cronômetro de duas casas decimais.
Procuramos um lugar na escola e escolhemos a cantina. Quando chegamos ao local uma dúvida surgiu, onde pendurarmos o pêndulo? Em meio a várias possibilidades, decidimos prendê-lo a uma coluna que fica no meio da cantina, então colamos o fio de nylon com fita adesiva e marcamos a posição inicial (θ=±5º).
Logo depois, delegamos o que cada componente iria fazer, pois assim o desenvolvimento das tarefas teria um melhor resultado. Uma iria contar 10 oscilações do pêndulo, outra iria cronometrar o perÃodo em que o pêndulo iria completar essas dez oscilações e por fim a outra pessoa iria anotar as informações, esse processo foi repetido dez vezes antes de iniciarmos os cálculos. Assim, fizemos uma tabela com os T (perÃodos) encontrados, alteramo-los para centésimo de segundo e os transformamos em apenas um valor, para isso, tiramos o maior valor encontrado e o menor, somamos o restante e dividimos por 8, achando o ₸, faltando apenas o g para ser encontrado.


Para calcular o g substituÃmos o ₸ encontrado e o l=0,50m na fórmula do pêndulo simples, ficando assim: Logo abaixo o desenvolvimento da equação:

No começo, tivemos certa dificuldade, pois nos esquecemos de multiplicar por 2pi, mas para a nossa felicidade, o supervisor do experimento e docente Caique Galvão, apontou o nosso equÃvoco e nós o corrigimos. No final o valor encontrado de g foi g= 9,71 m/s².

Confira logo abaixo um vÃdeo sobre o Experimento do Pêndulo Simples
Memorando por: LetÃcia Gomes, Érica Lima e Hémile Bianca