
Experimento do Pêndulo Simples




Neste trabalho realizado no dia 17 de abril de 2015, fizemos um experimento sobre Pêndulo Simples, orientados pelo Profº CaÃque Galvão. Pudemos observar nessa experiência de forma bem clara, o funcionamento deste material que consiste em um corpo suspenso por um fio, afastado da posição de equilÃbrio sobre a linha vertical que passa pelo ponto de suspensão, e que quando abandonado, ele faz diversas oscilações.
O corpo e o fio formam o objeto que chamamos de pêndulo. Vamos discutir um modelo chamado de pêndulo simples, construÃdo para descrever um pêndulo. Esse modelo é apropriado para descrever um pêndulo que oscila com amplitude pequena, isto é, com amplitude muito menor do que o comprimento do fio.
O comprimento do fio era de 60cm, logo depois, escolhemos um lugar em que não houvesse muito atrito e assim, realizamos o procedimento do Pêndulo Simples. Para obtermos o resultado, foi necessário calcularmos o tempo de oscilação do pêndulo por dez vezes e dividirmos por dez, após essa etapa, excluÃmos os resultados de maior e menor valor, e somamos os resultados restantes com bastante atenção, pois, qualquer descuido cometido, poderia comprometer o processo já iniciado. Durante a realização da atividade, encontramos algumas dificuldades, um exemplo disso foi o atrito que ocorreu do pêndulo com a parede, o que fez com que tivéssemos que repetir o processo inúmeras vezes para alcançarmos o resultado correto.
Depois desta etapa realizada, aplicamos a fórmula T = 2Ï€ , Dado L, o comprimento do pêndulo, e g, o módulo da aceleração gravitacional local, se não há qualquer outro agente externo além da força gravitacional atuando sobre o pêndulo, ele só pode oscilar com a frequência dada por esta fórmula. Esta frequência caracterÃstica do pêndulo é chamada frequência própria ou frequência natural de oscilação.
A realização desta tarefa nos fez perceber a importância de praticarmos experiências, de nos envolvermos na busca por respostas e de nos percebermos como pessoas capazes de apreender o que em princÃpio nos assusta e incomoda, mas ao final, nos traz satisfação por conquistas tão possÃveis.
Confiram os Cálculos


Confira logo abaixo um vÃdeo sobre o Experimento do Pêndulo Simples
Memorando por: Gabrielle Jambeiro, Isabelly Marjorie, Naiommi Schinke, Rodrigo Oliveira