
Experimento do Pêndulo Simples
Para fazer a experiência de Galilei utilizamos uma linha de Costura e um Chumbo de pesca, medimos 1,8m da linha e um pouco mais para amarrar a linha no chumbo, para o valor (1,8m da linha) ficar completamente exato.
Primeiramente montamos o pêndulo, depois escolhemos um lugar, em seguida marcamos um ponto inicial de referência, após isso soltamos o pêndulo do certo ponto de referência, e observamos suas oscilações, repetindo assim dez vezes, marcando as oscilações com o cronômetro.
Os resultados pelo cronômetro:
T1-24,9 s
T2-24,8 s
T3-24,8 s
T4-25,6 s
T5-24,6s
T6-24,8s
T7-24, 9s
T8-24,9s
T9-24,8 s
T10-24,9s
Depois dos resultados eliminamos o maior e o menor, se forem iguais você escolhe qual eliminar (lembrando que só pode eliminar um menor e outro maior), nesse caso retiramos T5 e T6 . Depois disso somamos todos os valores divididos por valores somados, encontrando 198,6 dividindo por 8 e encontramos o valor aproximado de 24,82 achando esse valor que é de dez oscilações, mas queremos apenas de uma, para achar esse perÃodo dividimos o resultado por 10 encontrando T2,47.
Aplicando a formula do pêndulo simples encontramos um valor aproximado da aceleração da gravidade que deu aproximadamente 9,6 lembrando que a gravidade é (~9,8).
As nossas dificuldades foram principalmente a parte dos cálculos, e armar corretamente o pêndulo, assim também reduzir o numero de fatores que pudessem alterar o resultado como o vento e o atrito.
Tivemos pequenos erros na resolução do calculo, e na medida do comprimento da linha.
Porém no final tudo ocorreu de acordo com planejado tirando bastante proveito da atividade proposta, tendo como ponta pé inicial para o surgimento de novas atividades semelhantes
Memorando por: Felipe Lima, Pablo Neves, Thiandre Calixto

