
Experimento do Pêndulo Simples
Pêndulo simples é um instrumento ou uma montagem que consiste num objeto que oscila em torno de um ponto fixo. O movimento de um pêndulo simples envolve basicamente uma grandeza chamada perÃodo (simbolizada por T): é o intervalo de tempo que o objeto leva para percorrer toda a trajetória (ou seja, retornar a sua posição original de lançamento, uma vez que o movimento pendular é periódico). Derivada dessa grandeza, existe a frequência (f), numericamente igual ao inverso do perÃodo (f = 1 / T), portanto se caracteriza pelo número de vezes (ciclos) que o objeto percorre a trajetória pendular num intervalo de tempo especÃfico.
A gravidade é a força misteriosa que mantém a vida na terra, cria e destrói, é ao mesmo tempo poderosa e frágil, domina todo o universo. Por mais que estejamos parados, ela exerce seu poder 24 horas por dia sobre nós, puxando-nos para o centro da Terra com a aceleração equivalente (quantificação aproximada) a 10 m/s². Quanto maior for o objeto, maior é a atração sobre os outros objetos. A abertura do pêndulo para melhor resultado deve ser pequena, o comprimento do fio e o perÃodo são diretamente proporcionais.
PASSO 1:
Montamos a estrutura do pêndulo na porta do refeitório, com a abrtura inferior á 5º.
PASSO 2:
Cronometramos e anotamos o tempo, em 10 momentos (T1 a T10).
PASSO 3: Após cronometrarmos o tempo, dividimos por 10 para ‘’cancelar’’o maior e o menor tempo, sobrando 8 valores. Que é o que usaremos logo após para encontrarmos a gravidade.
PASSO 4: Calculamos a média dos 8 valores restantes. Assim, acharemos o perÃodo (t)
Toda massa presente no planeta terra sofre a ação de inúmeras forças, e uma dela é a gravidade. E, baseado nisso, Newton pensou em que velocidade um corpo abandonado no espaço na superfÃcie terrestre, chegaria ao chão, e esse foi o objetivo do experimento com o pendulo.
Foi uma atividade muito interessante, cujas maiores dificuldades estavam na resolução dos cálculos, principalmente a equação. A atividade se inicia quando um pêndulo com fio de comprimento l= 30 cm é montado e instalado próximo a porta.
Em seguida cronometramos 10 oscilações 10 vezes. A partir dos resultados obtidos, dividimos os 10 tempos por 10 e em seguida eliminamos o resultado maior e menor, par que ao dividirmos por oito e substituirmos na equação, o resultado fosse aproximadamente 10. Na primeira tentativa erramos na soma, devido ao fato de nós termos nos atrapalhado com a soma, porém na segunda tentativa, o resultado deu o incrÃvel resultado de 10,2 e pudemos assim descobrir como surgiu o valor da aceleração da gravidade.

Confiram os Cálculos



Confira logo abaixo um vÃdeo sobre o Experimento do Pêndulo Simples
Memorando por: Gabriela Amorim, Rafael Silva, Rebeca Aguiar, Viviane Oliveira